quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Tadeu Bianconi, meu Mestre na fotografia

Meu amigo e Mestre, Tadeu Bianconi.

Judas Tadeu Bianconi (colatina, 1963) é um fotógrafo e professor de fotografia capixaba.

Aos 22 e cursando jornalismo, conheceu Ekkehard Grote, fotógrafo alemão apaixonado pelos encantos da Bahia. Acompanhou-o, e munido de uma Minolta, exercitou seu próprio jeito de enxergar. Com inesperada aprovação de seu professor, Tadeu foi convidado por Grote a ser seu assistente na Alemanha e não recusou o convite.


Tadeu Bianconi

Meu amigo e Mestre, Tadeu Bianconi, quem realmente se dispôs a me ensinar o ofício da fotografia, sua maneira de me ensinar é sem dúvida a mais marcante que conheci, pois eu ainda nem sabia distinguir direito o revelador de papel Dektol do D-76 e ele já me entregava à responsabilidade de revelar dezenas de filmes Tri-X que havia usado em sua viagem ao México. A única recomendação era, “não posso voltar ao México para fazer essas fotos novamente, por tanto dá o seu jeito ai, e faça bem feito” dizia com um tom de seriedade e ao mesmo tempo descontraído.

Claro que tudo que eu fazia no laboratório de fotografia, era supervisionado pelo Leonardo Bicalho, aquém tenho imensa gratidão por ter me ensinado a preparação dos químicos, tipos de papel, e iluminação de estúdio.

Tadeu Bianconi, sempre rodeado de livros, amigos, boa música, também sempre chamava minha atenção ao olhar fotográfico, a pensar na fotografia, compor, ler bons livros, e antes de tudo apreciar a beleza da vida, me ensinou a linguagem universal o sorriso, pois em suas andanças fotográficas pela Europa, América Central, do Norte, e por onde mais a vida o levar, que sorrir é sempre um bom contato visual entre as pessoas, e facilita muito, principalmente em território estrangeiro.

Durante a exposição do Áudio Visual Photónia, me chamou a atenção foi a chegada de um homem de olhos claros e penetrantes, ainda mais por ele estar sentado ao meu lado e enquanto absorvia as imagens projetados, muitas pessoas voltavam a ele um olhar surpreso e de admiração, quando então ao fim da apresentação, fui a ele apresentado, Tadeu me chamou, e disse:_ quero que conheça o Salgado.

Assim fui apresentado ao Sebastião Salgado. Que depois reencontrei em um vôo do rio de Janeiro para o Espírito Santo. Nesta ocasião eu já sabia de quem se tratava e confesso que fiquei muito entusiasmado.

Tadeu foi quem me levou para viajar de avião pela primeira vez, num vôo de vitória ao Rio de Janeiro, e em muitos outros vôos depois, e também é uma figura muito importante, nos meus dias de hoje. Foi por vir fazer um trabalho com ele em Brasília, que mudei parte de minha vida, pois conheci a Flávia e me casei.

Temos muitos casos engraçados e momentos que quarto bem na memória, Ao meu querido amigo Tadeu. Meus sinceros agradecimentos.
Biografia

1986 Iniciação na fotografia por Ekkrard Grotte

1989 Coletiva de Fotógrafos Capixabas Sub-reitoria Comunitária da UFES, Vitória, Brasil

1990 Coletiva de Fotógrafos Capixabas Feira do Verde, Vitória, Brasil

1993/4 Dia-fragma Central Fotos realizadas no Panamá, Nicarágua e Guatemala, expostas no Espaço Salade Verte, na Semana de Integração Latino-Americana/UFES e Semana da Hispanidadel/UFES

1995 Gente do Ocidente Áudio-visual e exposição em conjunto com o fotógrafo Ekkarrard Grotte, de fotos do cotidiano de vários países da Europa, Estados Unidos e América Latina, apresentadas na Galeria do Castelo Genoveva, Mayen, Alemanha; no Centro Cultural da Áustria, Viena, Áustria e na Casa da Leitura da Fundação da Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro, Brasil.

1995 Exposição Resumo Coletiva da agência Photopress, Galeria Homero Massena, Vitória, Brasil.

1996 Áudio Visual Photonia – Gente do Ocidente Auditório da Rede Gazeta, Vitória, Brasil.

1996 Áudio Visual Photonia – Gente do Ocidente V Colóquio Latino Americano de Fotografia, Cidade do México, México.

1997 II Salão da Fotografia CCBEU, Belém do Pará, Brasil.

1997-9 Coleção Cidade Cidadão: Olhar Feminino, Cenas do Cotidiano de Trabalhadores, Tempo de Felicidade e Cor da Esperança Coletânea de livros editados pela Prefeitura Municipal de Vitória reunindo fotografia e poesia de cenas do cotidiano da cidade de Vitória.

1998 Coleção Elmo Elton: Centro Coleção com a história e cenas dos bairros da cidade de Vitória, editados pela Prefeitura Municipal de Vitória.

1998 Publicação do Livro “Espírito Santo: nossa história, nossa gente”, Vitória, Brasil.

1999 Fotos publicadas no Livro “A Beleza Exótica das Orquídeas e Bromélias”, de Roberto A. Kaustky.

2000 Lançamento do livro: “Olhar Vagamundo”, Casa Porto das Artes Plásticas, Vitória, Brasil Fragmentos de viagens por cidades do Espírito Santo, América Latina e Europa.

2002 Fotos publicadas In: Cláudio Luiz Zanotelli, Maria Célia Barros da Silveira, Nara Cuman Motta. “Geografia: Da Percepção Espacial à Compreensão do Mundo”. Governo do Espírito Santo, Vitória, 2002.

2002 Fotos publicadas In: Lea Brígida Alvarenga, Luiz Guilherme Santos Neves, Sônia Maria da Costa Barreto “História: Uma Abordagem de História: Conteúdo e Metodologia”. Governo do Espírito Santo, Vitória, 2002.

2002 Fotos publicadas In: Lea Brígida Alvarenga, Luiz Guilherme Santos Neves, Renato José Costa Pacheco “Cariacica: Nosso Município. Noções Históricas e Geográficas”. Editora Formar, Vitória, 2002.

2002 Fotógrafo da Campanha Publicitária ao Governo do Dr. Paulo Hartung.

2003 Lançamento do livro: “Imagens do Espírito Santo”, I Bienal do Livro, Vitória, julho de 2003.

2004 Lançamento do livro: “Espirito Santo cores e sentimentos”, Lançamento Nacional pela Escrituras Editora, em julho de 2004.

Nenhum comentário: