terça-feira, 17 de novembro de 2009

Meu primo Rafael Fanti

Meu primo Rafael Fanti

Sou da Família Valdetaro, Família de origem Italiana, dizem que a origem do nome, vem de “Vale Del taro” e meu avô, Jayme Valdetaro Casou-se com Angelina Fanti.

Portanto vou escrever um pouco sobre meu primo Rafael Fanti que também é fotógrafo.

Rafael Fanti

Meu primo é capixaba como eu, e ele mora em Vitória, capital do estado do Espírito Santo, bem próximo a clube do Álvares Cabral, e quando eu fui trabalhar na Agência Câmera 34, na rua General Câmera, em Vitória eu fui visitá-lo pois ficava muito próximo do meu trabalho, e descobri mos que tínhamos muito em comum, além do parentesco ele também se aventurava pelos caminhos do mundo fotográfico, isso 1995.

Meu primo Rafael, sempre apoiado e revestido pelo carinho dos pais, possuía uma linda câmera de filmagem no modelo Super 8, que possivelmente devia ser de seu pai. Aquela câmera me chamou a atenção, pois eu ainda não conhecia uma câmera daquele tipo, e também o interesse dele, sobre fotografia, e seus experimentos realizados com uma Câmera Reflex 35mm Olimpus OM1, câmera esta que fez muito sucesso e possuía muitos acessórios. Mais tarde me lembro dele ter comprado um tanque de revelação, para fotos em cores, onde com certeza depositou muito de suas reservas financeiras, pois manter os químicos e os assessórios de ampliação além de demandarem um bom espaço e água em abundancia, custa bastante caro, ainda mais naquela época em que éramos mais jovens, e desprovidos de renda própria, para sustentar a fome por equipamentos e informação.

Vale apena lembrar que nossa fonte de leitura de limitava as edições da revista fotografe Melhor, compradas na banca de jornal e alguns livros de fotografia, muito raros e caros na época, lembro-me de usar todo o soldo de um mês de trabalho, para comprar o livro Fotografia Básica do Michael Langford, editado em Portugal pela Dina Livros, e trazido sob encomenda do amigo Paulão em viagem de Trabalho a São Paulo,isso já no ano de 1996 que me custou oitenta e cinco Reais na época em quem que o real estava bastante valorizado. Mas valeu cada centavo, pois eu me deliciava com a leitura, e podia conversar mais tecnicamente com meus primeiros Mestres: Tadeu Bianconi e Leonardo Bicalho.

Esse meu primo é um referencial de bom gosto, esta sempre antenado nas notícias e foi ele quem me incentivou a comprar minha Canon 20D na época eu já estava morando em Brasília-DF e precisa de uma câmera Reflex Digital, eu Nikonzeiro de Alma, fiquei um pouco apreensivo na troca de equipamento, mas valeu a pena, pois naquele tempo estava difícil de trabalhar com Nikon pois o preço e a oferta de equipamento não estavam muito bons, hoje vejo que em se tratando de funcionalidade a Canon e a Nikon não deixam nada a dever, claro que cada uma das marcas possuem seus pontos fortes, mais ai vai uma dica, as Câmeras Top de linha são todas muito boas.

Sempre converso com esse meu primo por MSN, e hoje conversando sobre o livro do Bob Wolfenson - Cartas a um jovem fotografo – o mundo através das lentes.da editora campus, lembrávamos da magia do quarto escuro, do cheiro do químico, e de como foi importante para nós, a vivencia do processo fotográfico artesanal, convencional. Processo hoje restrito quase que totalmente as faculdades, ou por ventura em cidades do interior que preservam alguns fotógrafos tradicionais.

Meu primo Rafael Fanti é uma pessoa muito dedicada ao oficio da fotografia, tem um desempenho muito bom com o Photoshop, e sempre me surpreende com fotos de qualidade. Espero que ele escreva um Blog sobre a vida de fotografo, pois ele tem muito contribuir.

Temos alguns amigos fotógrafos em comum, Jove Fagundes, João Araújo, Tadeu Bianconi, Ercílio Frizzera.

O Jove Fagundes, é artista plástico e fotografo, e trabalha no mercado de Vitória, meu primo me mostrou o trabalho dele , e sempre que vou ao espírito Santo, visito o atelier dele. www.jovefagundes.com.br

João Aráujo, é fotografo de Moda, e trabalhei com ele nos primeiros anos de minha carreira como fotógrafo, é claro, eu só fazia a assistência para ele, acompanhado do Guigui, que era o seu primeiro assistente, trabalhávamos na Ford Models de Vitória, e o João morava em Vila Velha, nós revelávamos e ampliávamos as fotos P&B, e eu devorava todas as revistas e qualquer material sobre fotografia que ele disponibilizava para agente. Acho que fui eu quem apresentou o Rafael para o João. Outra hora conto mais causos sobre minha trajetória na Ford Models J www.joaoaraujo.com.br

Tadeu Bianconi, esse cara é amigo do peito, fotografo de mão cheia, me ensinou a olhar, a pensar na fotografia, tive o prazer de conhecer o Sebastião Salgado, por intermédio de Tadeu, e muitas coisas mais, foi Tadeu quem me levou a Brasília, onde conheci minha amada companheira Flávia, com quem quero passar todos os dias da minha vida. Tadeu é show, tenho muitas e muitas coisas para falar sobre ele, mas no momento vou me resumir a Muito Grato meu amigo, acho que eu meu primo já conhecia ele. J

Ercílio Frizzera, eu não o conheço pessoalmente e acho que o Rafael meu primo também não, mas vale ser lembrado pois já conversamos muito via MSN, e ele o Frizzera mora em Itarana, cidade onde meu Avô Jayme Valdetaro Nasceu, e o Frizzera é muito boa gente e sempre que da uma força nos assuntos de vídeo digital.

A todos os nossos amigos em comum meu sincero agradecimento.

Valeu primo, valeu e esta valendo cada foto e cada pensamento fotográfico.

M. Valdetaro

www.estudiovaldetaro.com.br

Nenhum comentário: