terça-feira, 17 de novembro de 2009

Iluminação para a internet

Iluminação para a internet

por Jim Stinson © 2004 Videomaker, Inc.

O editor freelance Jim Stinson é o autor do livro Video Communication and Production.

Não é novidade que os vídeos para a internet devem ser simples para manter a largura de banda e restringir o tamanho. Imagens complexas e excesso de movimentos podem gerar artefatos, perda de quadros e uma qualidade quase igual à das primeiras tentativas de Thomas Edison (isso também acontecia com os DVDs caseiros, mas os softwares de gravação de DVD têm melhorado drasticamente). E, antes que nos esqueçamos, vídeo nada mais é do que a gravação da luz; por isso, quanto mais simples for a iluminação, mais simples serão as imagens, quer estejam paradas ou em movimento.

E se você não estiver pensando em entregar suas férias para serem devoradas pelo resto do mundo, a 15 fps em janelas de tela de 1/8 pol.? Continua sendo uma boa trabalhar com uma iluminação mais simples, que exige menos equipamentos, gasta menos energia, soa mais natural, é mais confortável para os atores e mais fácil de criar. Vamos dar uma passada nessas vantagens e, a seguir, veremos como surtir grandes efeitos de imagem com poucos recursos.

Reduza o hardware

Você fez cotação de preço de um kit de iluminação profissional ultimamente? Sofreu para colocar seis luzes de halogênio no porta-malas do carro? Tentou iluminar um quarto de 12 x 12 com quatro luzes em um circuito elétrico? Quanto menor a quantidade de luzes, mais moderada a confusão e menor o gasto de energia. Um grande equipamento de iluminação pode fazer você se sentir um grande profissional na primeira vez, mas em breve você se sente como se estivesse nadando com uma bigorna.

De que você realmente, realmente necessita? Primeiramente, refletores: baratos, leves e compactos, porque eles são delgados e dobráveis. Comece com três folhas 3 x 3 de uma chapa de Fome-Cor branca com 2,5 cm de espessura (folhas com menos de 2,5 cm são menos robustas). Acrescente um rolo grande de papel alumínio para forno e um pouco de fita crepe (mais fácil de remover que fita adesiva) e faça refletores de luz dura, suave ou intermediários, conforme a necessidade (consulte nosso Guia do comprador de luzes e refletores nesta edição para obter detalhes). Você também pode comprar refletores desmontáveis de tecido, que são ainda mais convenientes.

Agora adicione apenas uma luz. Eu prefiro um refletor ultracompacto, com ajuste de foco e luz de halogênio de 1.000 watts com bandeira de quatro aberturas, um semi-anel para receber as telas e filtros, um cabo com interruptor e, é claro, um suporte de luz. Acrescente um guarda-chuva ou um soft-box (novamente, consulte o nosso Guia de compras para obter detalhes). Eu prefiro guarda-chuvas porque posso mudar rapidamente a reflectividade e a qualidade da luz usando tipos diferentes de tecido ou conseguir uma luz extremamente difusa fotografando por meio de um tipo de tecido transparente.

Se o seu orçamento para compras é limitado, um suporte com um par de luzes de halogênio de 500 W pode ser muito versátil. Eu freqüentemente direciono uma delas para refletir em um teto branco ou claro e a outra para o sujeito. Os protetores do calor do compartimento de fiação criarão sombras, portanto remova-os se for um iluminador bastante experiente, mas deixe-os no lugar se a luz for manipulada por estudantes ou outros ajudantes inexperientes.

Adicione um cabo de extensão de bitola 10 com 6 m de comprimento, plugues industriais e cor de segurança laranja. (Em ambientes escolares, verifique os códigos locais quanto aos fios de extensão em salas de aulas.) Trabalhando sem um assistente, eu com certeza preciso ter um tripé century para segurar tudo o que precisar ser segurado, mas na nossa lista rigorosa de equipamentos, este é só um adereço.

O que você acha de luzes na câmera? Exceto por forçarem uma sutil briga para ajustar a luz disponível, essas luzes não são equipamentos de iluminação, são apenas males necessários.

Use o que vem naturalmente

Antes de montar este kit básico, meça a luz que está disponível.

Janelas grandes, principalmente de um lado dos atores, podem fornecer praticamente toda a iluminação necessária. Com um pouco de sorte, elas podem ter cortina corrediça para abrandar a luz solar direta sem escurecer demais o quarto. Mas, mesmo sem esse controle a mais, elas podem ser bem aproveitadas.

Se houver luz do sol entrando pela janela, use-a como luz principal sobre o artista. Para obter preenchimento, reflita a luz do sol de volta usando refletores fora da cena no lado oposto.

Se a janela fornece luz indireta, ela pode fazer sozinha uma iluminação maravilhosamente suave. Se você não quer usar refletores para preenchimento, selecione alumínio duro para concentrar essa luz mais suave e colocá-la próximo à pessoa. DICA: Observe atentamente a temperatura da cor, pois a luz do dia indireta pode ser até 2000K mais fria que a luz direta do sol.

Na verdade, as lâmpadas fluorescentes podem parecer sem graça, mas um bom jogo de luminárias no teto de um escritório ou sala de aula bem mantidos algumas vezes funciona muito bem (novamente: ajuste sua proporção de branco com cuidado). Por si só, o jogo de luminárias de teto tende a dar um visual sem graça e uniforme, então você pode querer realçar mais as pessoas usando lâmpadas fluorescentes para preenchimento geral e ajustando a luz principal com uma gelatina com a mesma temperatura de cor.

Que tal iluminação incandescente (lâmpadas, para os leigos)? Os ambientes bem iluminados geralmente oferecem luz ambiente o suficiente para filmagens. Aqui é onde essa luz na câmera vem a ser útil dando mais vivacidade à pessoa no primeiro plano. Para equilibrá-la, comece junto da pessoa e então mova para trás, olhando para a tela de visão externa, até que a luz da câmera não pareça natural e óbvia. Em seguida, tire a foto dessa distância, usando o seu zoom para ajustar o foco como você quiser.

Para fazer tomadas improvisadas em ambientes iluminados por luzes próprias, eu trago minha lâmpada de halogênio tipo torchiere de US$ 30, que fica a cerca de 1,8 m do chão e reflete a luz do teto. Freqüentemente essa luminária acrescenta a luz necessária para reduzir o contraste e evitar que os pavorosos circuitos de aumento de ganho (GAIN UP) da câmera disparem e degradem as imagens.

Não importa qual desses esquemas você utiliza. O resultado será mais natural do que com uma iluminação de “filme”, com vários refletores. Isso é especialmente válido para entrevistas, documentários e programas de treinamento.

Um refletor de primeira

Agora você pode comprar aquelas lonas enceradas azuis macias com um lado de prateada clara. Vendidas em tamanhos 1,5×2,5 ou talvez 2,5×3,5 metros, esses fundos fazem as vezes de refletores muito suaves e ultragrandes.

Pendure-os na grade do teto pelos ilhós ou monte-os em pares de tripés century para criar paredes inteiras de luz indireta suave. Freqüentemente isso permitirá ajustar a luz principal do estúdio diretamente com o holofote, em vez de combiná-lo com um soft-box ou guarda-chuva. Pendurada em posição oposta à luz principal, a enorme parede de prata pode refletir um maravilhoso preenchimento de “luz de janela”.

Uma palavra de cautela: como esses refletores são desajeitados e difíceis de ajustar, use-os quando você tiver bastante tempo para experimentar com as posições do refletor e da luz principal do estúdio.

Cuide bem dos atores

Os profissionais estão acostumados com o calor e as luzes resplandecentes, mas os amadores (incluindo clientes, CEOs e outras pessoas que você precisa mimar) não estão. É por isso que a luz disponível, com talvez um pouco de retoque, é desejável. Além disso, as luzes e refletores têm de ser ajustados e, geralmente, reajustados, enquanto os atores amadores ficam cada vez mais impacientes.

Mas, se a luz disponível não fornecer a maior parte da iluminação, adicione iluminação de filme moderadamente até que você consiga a imagem desejada. Os refletores são a primeira opção, mas você pode ainda reduzir o desconforto utilizando somente Fome-Cor branco, a menos que uma folha de alumínio mais eficaz seja realmente essencial.

Usando luzes, verifique se você consegue fazer o trabalho acrescentando um refletor de preenchimento, que geralmente direciona a luz e o calor para longe do artista. Caso seja necessário apontar luzes diretamente para os artistas, mantenha-as o mais afastadas possível. Além disso, quanto mais afastadas lateralmente elas estiverem, menor é a intensidade do brilho que elas ocasionam nos olhos das pessoas (embora uma luz principal a um ângulo de 90 graus possa transformar um rosto cheio em uma verdadeira lua).

Se o artista estiver: a) em posição razoavelmente confortável e b) enquadrado com uma folga de mediana a pequena, poderá ajudar segurando um refletor branco abaixo da área enquadrada para produzir um efeito de preenchimento, sem ofuscar. Mas isso também exige cuidado. Se o sujeito tiver pescoço grosso ou papada, fuja da luz ao redor do pescoço.

E não esqueça o grito do eletricista-chefe, “Economize!” Apague suas luzes quando você não estiver montando, ensaiando nem gravando tomadas. Isso vai reduzir o calor e o brilho, conservar a eletricidade e estender o tempo de vida das lâmpadas caras de sua iluminação.

Lembre-se do segundo plano

O perigo de usar luz natural (ou uma única luz principal) mais preenchimento com refletores é negligenciar o segundo plano, de forma que os atores apareçam em um limbo turvo. Como nossas regras básicas proíbem iluminação extra para as paredes, precisamos de outras estratégias.

Uma das abordagens possíveis é usar mais dois pedaços de Fome-Cor em seus equipamentos. Monte refletores de alumínio com eles, posicione-os próximo ao refletor de preenchimento do ator, e incida a luz deles no segundo plano. Freqüentemente você não precisa fazer nada além disso.

Se esse procedimento não tiver bons resultados, (e se a posição da janela ou outra luz principal permitir), mova tudo para mais perto do segundo plano. Muitas vezes você conseguirá aumentar a incidência de luz no plano de fundo em grau suficiente para fazer o trabalho.

E se isso não funcionar, faça o contrário e mova o segundo plano para mais perto das pessoas. Em um ambiente empresarial, você pode desmontar alguns dos biombos que formam os cubículos e colocá-los atrás da pessoa. Em uma sala de aula, uma lousa ou quadro de avisos móvel pode ser deslocado até o local. Ou, se o ambiente não tiver muita importância, uma cortina estrategicamente posicionada atrás do artista dará conta do recado.

Boa filmagem!

Nenhum comentário: