quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Clássicos da literatura.

Aproveitando as indicações literárias do Edgar Moura, em seu livro 50Anos Luz,Câmera, Ação.Quando cita a necessidade de ampliarmos o nosso conhecimento literário, com a leitura dos clássicos da literatura, achei razoável e iniciei então o trabalho com Thomás de Aquino da série "Os pensadores". Editora Nova Cultural.
Que emprestei da biblioteca do meu amado sogro e amigo, Antônio Veloso.

Aproveitando então esta união entre as artes, vou abrir aqui um espaço para comentar alguns de meus estudos, agora incluindo, não somente a fotografia, mas também a literatura.



Confesso que algumas partes da leitura, são de difícil compreensão, pois tratam com muita profundidade a filosofia, e para quem não esta acostumado, realmente se faz um pouco difícil, mas acredito que com o passar  das páginas, tudo ou parte se torne mais compreensível. 
Se tornar familiar, conhecido, próximo, dos pensadores, é claro exige um pouco de dedicação, como se faz com os amigos, no dia a dia.

Comportamento da razão humana em face da verdade da fé.
"Quem persegue com fervor o infinito,avança sempre, mesmo se por acaso não chegar ao fim. Todavia, acautela-te ante a pretensão de penetrar o mistério, ante o risco de  afundares no segredo de uma natureza que possa parecer sem limites, imaginando que estas compreendendo tudo.(Sobre a trindade, livro II capítulos X e XI)

Essa é apenas uma das partes que me chamou a atenção, durante a leitura do livro de Tomás de Aquino, catalizando assim a vontade de continuar a conhecer mais, os seus pensamento e estudos. 
Visto que já me encontrei em tal espírito, de me sentir mergulhado, imerso, em tamanho êxtase meditativo, que imaginei, por um instante ter tocado a alma do mundo, mas ao retornar a minha condição humana, compreendi que tudo que eu pensava ser o infinito, era apenas uma amostra, uma gota d'agua do oceano. 
Por Marcus Valdetaro www.estudiovaldetaro.com.br 





Nenhum comentário: